Elefante

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Cemitério de elefantes!?

Dizem … que quando um elefante está prestes a morrer, este volta ao local de nascença/infância ainda que tenha que percorrer um logo caminho. Esses animais impressionam os cientistas por parecer dar significado especial à morte. Quando uma manada encontra um esqueleto de um paquiderme, cada um dos membros fica parado diante dele por minutos. Depois tocam nos ossos com sua tromba, acto que os biólogos interpretam como uma homenagem póstuma.

Além disso, quando a morte é de um parente, o elefante demonstra o seu luto “publicamente” seguindo a manada de longe, num passo mais lento.

Quando um elefante envelhecem e não conseguem mais acompanhar o ritmo dos mais jovens, este acaba por perder ou abandonar o grupo. É o momento também no qual os seus dentes ficam muito sensíveis, o que dificulta a alimentar-se normalmente (folhas, cascas de árvores, entre outros) Por isso é comum os mais velhos deslocarem-se para regiões pantanosas, onde há abundância de água e as folhagens são mais macias. Nesses locais, é fácil encontrar uma concentração de esqueletos do maior mamífero da terra. E foi por isso que surgiu a lenda da existência de um santuário ou de um cemitério de elefantes. 

A manada a partir para a sua nova jornada

Um elefantes que ficou para trás ...
Um elefante que parte só!
Elefantes com dificuldade a cumer

Elefantes "Fracos" ...

Sem comentários:

Enviar um comentário